terça-feira, 15 de julho de 2014

Meus Primeiros Experimentos


MEUS PRIMEIROS EXPERIMENTOS
        Realizamos no dia 11 de julho, mais uma edição do evento “Meus Primeiros Experimentos”. O mesmo acontece anualmente e foi pensado com o objetivo de proporcionar aos alunos a experimentação, a descoberta e a aquisição de novos conhecimentos com atividades de iniciação científica. No momento, toda a comunidade escolar é convidada a participar das apresentações e exposições de trabalhos.No turno da noite, contamos com a presença da equipe da coordenação da Eja, o que em muito abrilhantou nosso evento. Os temas  foram:


1 A- GERMINAÇÃO- Professora Beth e Delma
1 B- GERMINAÇÃO- Professora Larissa e Vera
1 C- GERMINAÇÃO- Professora Pâmela

2 A- OS SENTIDOS- Professora Ludmilla
2 B- OS SENTIDOS – Professora Sandra e Adriana




3 A- ÁGUA- Professora Beth e Zulmira


3 B- SOLOS- Professor Robson

3 C -PLANTAS- Professora Adriana
4 A- VULCÕES- Professora Sandra

4 B- SISTEMA SOLAR -Professor Robson

5 A- SISTEMA DIGESTÓRIO- Professora Luciana e Tânia


5 B- ÁGUA- Professora Yasmim


EJA -ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL- Professoras Luciane-Lucimeire-Manoela-Cristiane





SALA DE RECURSOS: MANHÃ: MÚSICA- Professora Laura


 SALA DE RECURSOS:   TARDE: CORES - Professora  Beth


MAIS EDUCAÇÃO: PLANTAS-MEIO AMBIENTE- Professoras Rosaly- Camila e Gabriela

E para finalizar o evento, foi servido um delicioso lanche para todos os presentes!


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Aulas de inglês


Conteúdo trabalhado nos dias 30/06 e 07/07 – turma 2B- Professora Cintia

Na primeira aula, a professora introduziu o assunto “sea animals” (animais marinhos) pedindo que os alunos dissessem os nomes de alguns animais que vivem a vida inteira no mar ou pelo menos grande parte dela. Conforme os alunos iam dizendo os nomes, a professora desenhava os animais e escrevia seus nomes, em inglês, no quadro para que os alunos repetissem. Em seguida, foi solicitado que cada um deles desenhasse um daqueles animais a sua maneira (ver pôster confeccionado com tais desenhos).

Na segunda aula, como forma de revisar o assunto já trabalhado, antes de introduzir a segunda parte do mesmo assunto, a professora preparou uma apresentação em Power Point e:

1) mostrou aos alunos várias figuras de animais terrestres e marinhos e pediu que eles apontassem somente os marinhos (cujos nomes eles já conheciam);

 2) apresentou figuras de novos animais marinhos e seus nomes em inglês.

Como última atividade da segunda aula, os alunos assistiram um episódio do desenho “ The Little Mermaid” (A Pequena Sereia). Ao final do episódio, lhes foi pedido que dissessem os nomes dos animais marinhos que apareceram no mesmo e a professora, ao solicitar também que os alunos, recontassem brevemente a história, conversou com eles sobre animais domésticos e animais selvagens (já que, no episódio em questão, uma baleia é capturada por seres humanos e forçada a trabalhar em um show) e os motivos que nos fazem não poder criar certos animais e também as consequências que podem sofrer aqueles que insistem em desobedecer tal regra.




Aluno Henrique – pôster no mural da turma e ao lado (pequena descrição do trabalho – em inglês).



Pôster e descrição do trabalho no mural da turma.

 

 

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Preparando pé de moleque- sala de recursos

Niterói, 27-06-14

     Dentre os objetivos traçados para o Atendimento Educacional Especializado estão os  de proporcionar  atividades de solidariedade, cooperação e respeito às diferenças. As habilidades e necessidades específicas são sempre levadas em consideração, o que nos leva a buscar estratégias de trabalho que contemple tanto o crescimento individual, como o coletivo.
     O Projeto da escola este ano teve como tema a Copa do Mundo e a sala de recursos procurou seguir este planejamento, integrando-o aos estudos sobre a cultura de diferentes regiões, principalmente as do Brasil. Uma das atividades desenvolvidas envolveram a culinária, onde preparamos uma deliciosa receita de pé de moleque, doce típico de Minas Gerais. Esta atividade reuniu etapas  que iniciou com  a compra dos ingredientes com o aluno Douglas, já que o plano individualizado para ele visou, dentre outros objetivos, o desenvolvimento da sua capacidade de resolver problemas relacionados a tarefas de vida prática.
   Segue um pequeno relato desta experiência com o aluno:
 Dia 27-05-14
       Hoje eu e Douglas fomos até o mercadinho do Bairro a fim de comprarmos os ingredientes para fazermos o pé de moleque com os nossos amigos. Antes, Douglas anotou o que deveria comprar, fazendo uma listagem dos produtos. No caminho, conversamos muito a respeito do que víamos como, por exemplo, os lixos espalhados, pessoas trabalhando, animais dormindo e os estabelecimentos do local. Ao chegarmos à Mercearia de Dona Rosalina cumprimentamos os funcionários e Douglas mostrou a listagem do que deveria comprar. Com a ajuda da professora, leu o que escreveu e perguntou o preço de cada produto. Procuramos analisar quais as marcas eram mais baratas a fim de economizarmos. A partir daí, Douglas foi grafando os valores ao lado e, após, Cristina ( funcionária da mercearia), fez a conta com ele verificando o total. Douglas pegou os produtos na prateleira e, quando fomos pagar descobrimos que só tínhamos R$ 2,00. Nesse momento surgiu à problemática: O dinheiro que tínhamos daria para pagar a compra?  O que faríamos? Então, após questionarmos Douglas, mostrei que dentro da minha carteira havia um cartão. Ele imediatamente identificou que poderia pagar com ele, passando o cartão com a ajuda de Cristina, enquanto eu digitava a senha. Este processo foi bem interessante porque levou o aluno a raciocinar sobre cada problema que ia surgindo.
      Despedimos-nos de todos e agradecemos a gentileza. Levamos as compras felizes da vida para a escola, faltando apenas o amendoim que não tinha na Mercearia.
 
       No dia da preparação da receita, Douglas foi incentivado a relatar esta experiência para o grupo; como foi o passeio, o que comprou e quanto gastou. As crianças participaram ativamente da preparação do pé de moleque e, no final, anotaram a receita e os valores gastos com os ingredientes, fazendo os cálculos com a ajuda das professoras de apoio Tânia, Adriana e Zulmira.
       Como culminância, degustamos o nosso pé de moleque no pátio da escola, iluminados pelo céu azul e ensolarado. Foi uma manhã muito agradável e alegre!
       Segue abaixo a nossa receita de:
              PÉ DE MOLEQUE BOCA DE SIRI
INGREDIENTES:
MANTEIGA
LEITE CONDENSADO
AMENDOIM CRU
CHOCOLATE

MODO DE FAZER:
Coloque na panela a manteiga e deixe derreter. Acrescente o amendoim e deixe dourar. Após, despeje o leite condensado e o chocolate. Mexa até desprender da panela como consistência de brigadeiro. Unte uma forma com manteiga e açúcar e vá colocando as colheradas formando os pés de moleque.  Deixe secar e sirva a seguir.
                                                                DELÍCIA!


                                                   Laura ( professora da sala de recursos)