segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Passeio do 2 ° e 4° Ano à Fortaleza de Santa Cruz



















Contação de Histórias na Biblioteca Albertina Fortuna Barros

  Confiram as fotos do registro da Contação de Histórias que os alunos do 2° ano do 1° Ciclo participaram, no dia 23/10, na Biblioteca Albertina Fortuna Barros.











1º Seminário Interno do EDI Professor Moacyr de Góes

Professora Gláucia Leão*,  realizou uma apresentação sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil e Projetos de Trabalho no1º Seminário Interno do EDI Professor Moacyr de Góes
O encontro foi muito proveitoso para todos os AACs, AAEs e PEIs, que puderam refletir sobre suas práticas e trocar experiências.
A  manhã começou com um delicioso café e seguiu com a apresentação da professora Gláucia sobre elaboração de Projetos de Trabalho. Para que os educadores visualizassem um projeto de trabalho, a professora compartilhou com o grupo um dos seus projetos "O Corpo Humano e seus Sentidos".
Após a apresentação, os participantes se dividiram em grupos aos quais foi proposto, a partir de um tema pré-determinado, a elaboração do esboço de um projeto. Foram propostos três temas: animais; identidade; e brinquedos, brincadeiras e rodas cantadas. Cada tema foi trabalhado por dois grupos durante aproximadamente uma hora para, em seguida, fazerem uma apresentação ao restante dos grupos.
A cada tema exposto foram feitas considerações levando todo o grupo a refletir sobre o processo de construção dos projetos de trabalho.
Ao final da apresentação dos seis grupos, a professora Gláucia retomou a palavra aprofundando a discussão e esclarecendo eventuais dúvidas dos participantes.
Encerrando as atividades do turno da tarde, avaliamos nosso encontro, nossas práticas e partimos para um delicioso café da tarde.
O seminário também contou com um momento de descontração durante o almoço, preparado carinhosamente pela equipe de nutrição do EDI, com sorteio de livros no qual participaram todos os funcionários, incluindo auxiliares de cozinha, lactaristas, auxiliares de serviços gerais e vigilantes. Os livros sorteados foram gentilmente doados pela Brinque-Book e Redes da Maré.
 

Gláucia Leão é professora com formação em normal superior, com ênfase em educação de jovens e adultos. Atuou nos segmentos das séries iniciais do ensino fundamental, educação de jovens e adultos e educação infantil das redes dos municípios do Rio de Janeiro e Niterói. Atuou também como professora de sala de recursos no município de Niterói. Atualmente, membro da equipe de articulação pedagógica de escola municipal do município de Niterói, em cargo de direção.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Festa das Crianças

     Sábado, dia 21/10/2012, aconteceu a festa das crianças de nossa Unidade Escolar, encerrando uma série de atividades cuidadosamente elaboradas para homenagear nossos pequenos.Tivemos exposição de trabalhos e a entrega de vários brinquedos confeccionados com sucata em oficinas realizadas durante a semana.Os professores abriram o evento com a encenação da peça teatral "O casamento da Dona Baratinha". A caracterização dos personagens muito bem feita e o desabrochar de veias artísticas de nosso corpo docente ainda desconhecidas marcou o momento.As crianças prestaram muita atenção na peça e cantaram em coro entusiasmado o refrão" Quem quer casar com a Dona Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha"?Logo após a peça, a animação ficou por conta de uma equipe especializada, que dinamizou brincadeiras variadas, envolvendo a todos.Ao final, foi servido delicioso lanche para todos: sanduíche, suco, pipoca, picolé...Foi uma manhã maravilhosa!!!

 "TODOS TEM UMA CRIANÇA ALEGRE DENTRO DE SI, MAS POUCOS A DEIXAM VIVER."
                                Augusto Cury