terça-feira, 26 de junho de 2012

Oficina de Culinária:Cuscuz

A professora Laura, da sala de recursos do turno da manhã, fez um delicioso cuscuz para a festa junina da escola com os alunos. As merendeiras auxiliaram, pois são cozinheiras de mão cheia.Separaram os ingredientes e enquanto a merendeira Jô explicava, a professora Laura ia lendo e completando a receita.Enquanto isso ,a professora Tânia(apoio)registrava tudo com fotos.
Enquanto o cuscuz esfriava, foram para a sala e cada um escreveu a sua receita.Ao final, se deliciaram com um pouquinho do cuscuz.Foi uma manhã deliciosa!!!


A receita:

Ingredientes:
2 sacos de tapioca
1saco de açucar
1 saco de coco ralado
3 caixas d eleite
leite condensado a gosto

Modo de fazer:

Coloque a tapioca no tabuleiro e misture o coco ralado e o açúcar.Acrescente aos poucos o leite fervendo até dobrar de volume.Cubra o tabuleiro e espere esfriar.Sirva com coco ralado e leite condensado por cima.





Arraiá da Horácio

  Para manutenção de elementos importantes de nossa cultura e para propiciar a integração entre família, escola e comunidade, realizamos anualmente nossa tradicional festa junina.Esse ano ela aconteceu em 23/06. A escola foi cuidadosamente decorada para o evento, com trabalhos artísticos realizados por todos os grupos de referência.As turmas se apresentaram com grande entusiasmo.Tivemos brincadeiras variadas e comidas típicas.Os alunos e familiares compareceram em peso, garantindo o sucesso de nossa festa.








Origem da Festa Junina  

      Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que  ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
      De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
      Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
     Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros, nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  











segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ampla Cultural-Museu do Ingá






No dia 02/06/2012, os alunos dos Grupos de Referência 5A-Professor Robson e 5B-Professora Viviane, foram ao  Museu do Ingá, em Niterói, no evento "Ampla Cultural-O Brasil que você ainda não conhece".Participaram de oficinas de danças típicas, música, confecção de brinquedos de sucata,contação de histórias, etc...No trajeto de volta, uma parada no MAC-Museu de Arte Contemporânea.Foi uma experiência inesquecível para todos!