domingo, 29 de abril de 2012

Alunos das turmas GR5A e GR5B participarão da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Competição é destinada a estudantes das redes pública e privada de educação e envolverá alunos de todo o Brasil

Os alunos da Escola Municipal Professor Horácio Pacheco irão participar neste ano da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Em sua 15ª edição, a Olimpíada é destinada aos alunos de escolas públicas e privadas – do 1º ao 9º ano do ensino fundamental – e é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira, com a parceria da Agência Espacial Brasileira. Na Escola irão participar os alunos da turma GR5A (Professor Robson) e da turma GR5B (Professora Viviane). A Olimpíada tem, entre seus principais objetivos, incentivar o interesse junto aos seus participantes ao estudo das áreas de astronomia, astronáutica e ciências.

“A turma vem demonstrando muito interesse por discussões ligadas à Astronomia, desde que estudamos esse assunto pela primeira vez numa aula de Ciências sobre o Sistema Solar. Hoje esse assunto se ampliou de tal forma que tornou-se um tema gerador de atividades multidisciplinares que culminarão na prova da Olimpíada.” contou o professor da turma GR5A, Robson Wellington.

Dentro da Olimpíada, os alunos participam de atividades e estudos que enfocam a difusão de conhecimentos relacionados às áreas, de forma lúdica e cooperativa. Com base nos conhecimentos adquiridos, farão uma prova – prevista para acontecer em 11 de maio – constituída por dez perguntas: cinco de astronomia, três de astronáutica e duas sobre energia, sendo que os conteúdos dos exames se adequam aos níveis de participação dos alunos, baseados em seu ano de estudo. Os nomes dos estudantes que obtiverem as melhores notas, no âmbito nacional, serão divulgados pelos organizadores do evento entre outubro e novembro e receberão medalhas por sua participação. Além disso, os melhores colocados ainda poderão ter a chance de integrar as equipes que representarão o Brasil em competições internacionais, tais como a Olimpíada Latino-Americana e a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.


sábado, 28 de abril de 2012

EJA Cultural

Neste mês de abril os alunos da EJA assistiram à apresentação do Corpo de Baile do BCCAD (Projeto Bailarinos de Cristo Amor e Doações), no Teatro da AMF, em Niterói.

Esse grupo de bailarinos que veio de Fortaleza - CE, encantou a todos apresentando "Califon Universo Feminino" e  "Às Muitas Candelárias do Brasil".

Em contraponto à realidade cruel que  foi retratada nesse espetáculo de dança, a arte apresentou-se como um canal perfeito de informação, conscientização e transformação.

"Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um posso de dança, do medo uma escada,
do sonho uma ponte, da procura um encontro!"
Fernando Sabino







 (Texto e fotos por Maria Lúcia, professora do 1º Ciclo da EJA)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Arte com Retalhos



A Escola Municipal Professor Horácio Pacheco está participando do projeto “Arte com Retalhos”, desenvolvido pela Fundação Municipal de Educação e o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor, sob a coordenação da professora Cristina Pontes. O objetivo é a realização pessoal e a geração de renda. Com muita dedicação e entusiasmo, as alunas aprendem a utilizar retalhos/tecidos e objetos reaproveitáveis para a confecção de lindas peças .O ambiente durante as aulas é prazeroso, possibilitando a exploração de talentos e o estreitamento de laços afetivos nas trocas interpessoais.O encontro acontece semanalmente e o curso terá a duração de três meses.


(Texto e fotos por Gláucia Leão, diretora adjunta da EMPHP)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sala de Recursos - Aniversário do Douglas

Na sexta-feira, dia 16 de março, conversamos sobre o aniversário de Douglas e combinamos organizar uma festa para ele. Pegamos lápis e papel e fizemos uma lista do que íamos precisar.


        Na segunda-feira, Laurinha trouxe os materiais para o bolo. Enquanto completávamos e líamos a receita no quadro, íamos colocando os ingredientes no liquidificador: ovos, manteiga, leite e a massa pronta. Nessa hora, cantamos a música da Glorinha e Renato... “E bate tudo na batedeira, e vai mexendo dessa maneira...” Foi muito divertido!
 Colocamos a massa no tabuleiro e levamos na cozinha para assar. Enquanto esperamos o bolo ficar pronto, completamos e desenhamos a receita e também o número de velinhas correspondentes à idade de Douglas. No final, Laurinha e Tânia nos ensinaram a colocar os trabalhos na pasta de furo.

      Depois de assado, colocamos o bolo na bandeja e o recheamos com doce de leite. Confeitamos com cobertura de brigadeiro e ovinhos de chocolate. Hum, que delícia!  Enchemos bolas e decoramos a mesa.  
       Quando tudo ficou arrumado, Douglas foi convidar os amigos da sua sala para cantarem parabéns conosco.  E, enquanto deliciávamos o bolo, assistíamos o DVD novo que Douglas ganhou de presente.
        Foi uma manhã muito legal!








      (Texto e fotos cedidos por Laura, professora da Sala de Recursos no turno da manhã)